Pular para o conteúdo principal

Exposição PEIXES - Temporada da Truta e Beba Vinho em Visconde de Mauá


Maurício Rosa - Truta com Pinhões sobre Açucena. Acrílica e pastel seco sobre Papel Botânico de Lirio do brejo.
Exposição PEIXES.

Temporada da Truta e Beba Vinho.

Para a XV Temporada da Truta, promovida pela Mauatur, o Centro Cultural Visconde de Mauá organizou esta exposição coletiva em parceria com a MR Papel - PAPELaria ARTEsanal e a Chez Marie
Com a participação de amigos queridos.

Carlos BGFernando FleuryClaudia SimõesMarcio Osmar, Bernard e Christine OppligerMarie Oppliger, Jose Carlos Boi Cezar Ferreira, Caloga e Jorge Brito entre outros.

Linda, vale uma visita.

 Em exposição encontramos obras selecionadas do acervo da exposição "O papel das Vilas". 
Ocupando o Centro de visitantes do PEPS - Parque Estadual da Pedra Selada até 07.11.2017.

Maurício Rosa - Truta com Pinhões. Pastel seco sobre Papel Botânico de entrecascas de Pinhão.  



Fotografias Maurício Rosa e Márcia Patrocínio. 

Marcio Osmar Medeiros
Jose Carlos Boi Cezar Ferreira
Marie Oppliger

Claudia Simões - Peixes "O papel das vilas"
Bernard e Christine Oppliger

Carlos BG

 15ª Temporada da Truta e 4° Bebavinho em Visconde de Mauá.
De 27 de outubro a 26 de novembro. Um mês de almoços, jantares, degustações e palestras na RVM – Região de Visconde de Mauá, Penedo e Itatiaia.
A truta é um peixe de carne deliciosa e que adora as águas frias e corredeiras dos rios montanhosos na RMV - Região Visconde de Mauá, fronteira dos estados Rio de Janeiro e Minas Gerais. A relação é tão forte que dizem, de brincadeira, que aqui em Mauá tem de tudo feito com truta: “pastel de truta, cachaça de truta, pizza de truta, sorvete de truta” e até, completa o gaiato, “truta de truta”! Com tantos estabelecimentos se dedicando ao preparo do peixe, nada mais natural que, agora sim de verdade, tenha surgido na RMV o evento gastronômico “Temporada da Truta”, que em 2017 chega à sua 15ª edição.
Criado pela MAUATUR - Associação Turística e Comercial da Região de Visconde de Mauá - a ideia é valorizar a gastronomia da região e apresentar a truta no seu melhor preparo e sabor - incluindo novidades nas técnicas de manuseio, limpeza e conservação, oferecendo aos visitantes preparações que não são encontradas em outros lugares do Brasil.
Para esta edição especial-comemorativa de 15 anos, além dos restaurantes, pousadas e trutários, irão participar também bares da região, para formulação de petiscos, caldos e drinques. Outra novidade é a agregação do evento “Bebavinho”, consagrado na RVM, reunindo enófilos, importadores, produtores e amantes do vinho para participar de palestras, degustações e feira de vinhos importados e nacionais - este ano os almoços e jantares harmonizados terão como ingrediente principal a truta, já que ele estará acontecendo durante a “Temporada da Truta”.
Na 14ª Edição, a curadoria da MAUATUR decidiu inovar através de uma quebra de paradigma ao levar à mesa a “natureza” de Visconde de Mauá. Os chefs dos restaurantes e pousadas utilizaram como ingredientes em suas receitas as “Plantas Alimentícias Não Convencionais”, também conhecidas como PANCs, as plantas alimentícias não convencionais facilmente encontradas na natureza . Em 2017, os organizadores resolveram permanecer com as PANCs, devido à crescente curiosidade em torno delas e pelo espaço que essas plantas já ganharam na alta gastronomia.
#TemporadaDaTruta#BebaVinho#Peixes#ViscondeDeMauá#Pancs
Acompanhem a programação pelo evento https://www.facebook.com/events/1977973435803951/



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LIVRO ARTE - Variações sobre silencio e cordas - Roseana Murray - Elvira Vigna - EDIÇÕES EM PAPEL DE ONTEM

VARIAÇÕES SOBRE SILENCIO E CORDAS.
Roseana Murray escrevia a partir das ilustrações que recebia de Elvira Vigna para este e-book.  Em 2008 fui convidado pelas artistas para criar o livro todo em papel artesanal. 

CARTA/OBRA 3 - MÉXICO - Arte Postal Maurício Rosa Mail Art

https://cartaobradois.wixsite.com/cartaobratres Adoro o coletivo CARTA/OBRA, coordenado por Suyan de Mattos, numa releitura do movimento de Mail Art, participo desde sua primeira edição. As exposições continuam pipocando pelo mundo. Depois de Brasília, Piracicaba, Visconde de Mauá agora será no México. Abertura da exposição CARTA/OBRA MÉXICO:12/04/2018 no Centro Cultural Brasil México. Visitem no site minha galeria. https://cartaobradois.wixsite.com/cartaobratres/mauricio
Participam os artistas: Adriana Lima, Aly DVillersAlzira Ballestero, Andrea Nestrea, Bruno Schürmann, Catherine M. Bennett, Chuck Welch, Chungtar Chong Lopes, Cintia FalkenbachClaudia Jeanne Nascimento, Cristiane Alcântara, Gabriela Irigoyen, Gabriela Karamanian, Gastão Debreix, Isabella Atayde Henrique, Janice Affonso, Janys Oliveira, Jo Adriana, Josi Paz, John M. Bennett, Julie Brasil, Leci Augusto KaiowáLuciana Glapas, Luis Jungmann Girafa, Mag Campos, Maria Helena Leal LucasMário Jardim, Mauricio Rosa,

Oficina de desenho. Maurício Rosa e Roberto Magalhães.

Não resisti a oportunidade.  Dei um cartão de presente, mas antes passei pelos CORREIOS.  CARIMBADO nos arquivos de Roberto Magalhães. Rolando um INTERCÂMBIO ARTÍSTICO. O "CAMINHO DAS ARTES" Visconde de Mauá ROTA POSTAL  Ficou novamente com folhas de Papel Botânico artesanal. Convidou para a próxima oficina. Agora quer ver trabalhos maiores. Vamos preparar.


Aconteceu no dia 03.07.2018 a oficina de desenho com o artista plastico ROBERTO MAGALHÃES, no Centro Cultural Visconde de Mauá, em parceria com o Espaço Prema Bhakti. Visconde de Mauá no "Caminho das Artes". 
foto Lino