Pular para o conteúdo principal

Exposição PEIXES - Temporada da Truta e Beba Vinho em Visconde de Mauá


Maurício Rosa - Truta com Pinhões sobre Açucena. Acrílica e pastel seco sobre Papel Botânico de Lirio do brejo.
Exposição PEIXES.

Temporada da Truta e Beba Vinho.

Para a XV Temporada da Truta, promovida pela Mauatur, o Centro Cultural Visconde de Mauá organizou esta exposição coletiva em parceria com a MR Papel - PAPELaria ARTEsanal e a Chez Marie
Com a participação de amigos queridos.

Carlos BGFernando FleuryClaudia SimõesMarcio Osmar, Bernard e Christine OppligerMarie Oppliger, Jose Carlos Boi Cezar Ferreira, Caloga e Jorge Brito entre outros.

Linda, vale uma visita.

 Em exposição encontramos obras selecionadas do acervo da exposição "O papel das Vilas". 
Ocupando o Centro de visitantes do PEPS - Parque Estadual da Pedra Selada até 07.11.2017.

Maurício Rosa - Truta com Pinhões. Pastel seco sobre Papel Botânico de entrecascas de Pinhão.  



Fotografias Maurício Rosa e Márcia Patrocínio. 

Marcio Osmar Medeiros
Jose Carlos Boi Cezar Ferreira
Marie Oppliger

Claudia Simões - Peixes "O papel das vilas"
Bernard e Christine Oppliger

Carlos BG

 15ª Temporada da Truta e 4° Bebavinho em Visconde de Mauá.
De 27 de outubro a 26 de novembro. Um mês de almoços, jantares, degustações e palestras na RVM – Região de Visconde de Mauá, Penedo e Itatiaia.
A truta é um peixe de carne deliciosa e que adora as águas frias e corredeiras dos rios montanhosos na RMV - Região Visconde de Mauá, fronteira dos estados Rio de Janeiro e Minas Gerais. A relação é tão forte que dizem, de brincadeira, que aqui em Mauá tem de tudo feito com truta: “pastel de truta, cachaça de truta, pizza de truta, sorvete de truta” e até, completa o gaiato, “truta de truta”! Com tantos estabelecimentos se dedicando ao preparo do peixe, nada mais natural que, agora sim de verdade, tenha surgido na RMV o evento gastronômico “Temporada da Truta”, que em 2017 chega à sua 15ª edição.
Criado pela MAUATUR - Associação Turística e Comercial da Região de Visconde de Mauá - a ideia é valorizar a gastronomia da região e apresentar a truta no seu melhor preparo e sabor - incluindo novidades nas técnicas de manuseio, limpeza e conservação, oferecendo aos visitantes preparações que não são encontradas em outros lugares do Brasil.
Para esta edição especial-comemorativa de 15 anos, além dos restaurantes, pousadas e trutários, irão participar também bares da região, para formulação de petiscos, caldos e drinques. Outra novidade é a agregação do evento “Bebavinho”, consagrado na RVM, reunindo enófilos, importadores, produtores e amantes do vinho para participar de palestras, degustações e feira de vinhos importados e nacionais - este ano os almoços e jantares harmonizados terão como ingrediente principal a truta, já que ele estará acontecendo durante a “Temporada da Truta”.
Na 14ª Edição, a curadoria da MAUATUR decidiu inovar através de uma quebra de paradigma ao levar à mesa a “natureza” de Visconde de Mauá. Os chefs dos restaurantes e pousadas utilizaram como ingredientes em suas receitas as “Plantas Alimentícias Não Convencionais”, também conhecidas como PANCs, as plantas alimentícias não convencionais facilmente encontradas na natureza . Em 2017, os organizadores resolveram permanecer com as PANCs, devido à crescente curiosidade em torno delas e pelo espaço que essas plantas já ganharam na alta gastronomia.
#TemporadaDaTruta#BebaVinho#Peixes#ViscondeDeMauá#Pancs
Acompanhem a programação pelo evento https://www.facebook.com/events/1977973435803951/



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BALAS CHITA - ocupação CHITÃO em Pirenópolis - Visconde de Mauá ROTA POSTAL.

BALAS CHITAS - Maurício Rosa - 2017 Ocupação e registro de peças artísticas a partir do tecido chitão... ou chita, chitinha.  A exposição em outubro acontecerá na área externa da residência de Cíntia  Falkenbach, em Pirenópolis/GO, com objetivo de fazer u m Livro/Texto/Imagem -  Haverá um  texto de apresentação da ocupação e dos artistas.      Articulação por grupo secreto do facebook coordenado por Suyan de Mattos  formado por artistas de Brasilia e de intercâmbios postais .Com o  objetivo é fazer um livro fotográfico onde todos s erão autores.                  Nosso fotógrafo será o artista plástico Luis Jungmann Girafa.                 https://www.facebook.com/groups/1804137556574746/ Os Artistas "Tão Chitão: Pano de encravo"  Cíntia Falkenbach, Cirilo Quartim, Clarisse Tarran, Fernanda Pacca, Gabriela Irigoyen,   Gisel Carriconde Azevedo,    Glênio Lima,  Hilan Bensunsan, Jane Carrera, Janice Affonso,  Leci Augusto,  Lígia de Medeiros,  Lis Marina O

Oficina de desenho. Maurício Rosa e Roberto Magalhães.

Não resisti a oportunidade.  Dei um cartão de presente, mas antes passei pelos CORREIOS.  CARIMBADO nos arquivos de Roberto Magalhães. Rolando um INTERCÂMBIO ARTÍSTICO. O "CAMINHO DAS ARTES" Visconde de Mauá ROTA POSTAL  Ficou novamente com folhas de Papel Botânico artesanal. Convidou para a próxima oficina. Agora quer ver trabalhos maiores. Vamos preparar.       Aconteceu no dia 03.07.2018 a oficina de desenho com o artista plastico ROBERTO MAGALHÃES, no  Centro Cultural Visconde de Mauá, em parceria com o Espaço Prema Bhakti. Visconde de Mauá no "Caminho das Artes".  foto Lino

Currículo Maurício Rosa

Currículo. Mauricio Rosa : Maurício Corrêa Rosa  é artista e produtor cultural.  DN: 14.11.1964 - Resplendor (MG). - Em Brasília (DF), trabalhou no Banco do Brasil de1980 ate 1996. Formação em Silk, fotografia, Papel Artesanal e gestão participativa. Trabalha com produção cultural e eventos desde 1990, Participando ativamente dos Concertos e Rua de Arte e Lazer – CANTA GAVIÃO em Brasília (DF).   - Em 1994 inicio as pesquisas com o papel artesanal como membro fundador do Núcleo de fibras do MVMC- Museu Vivo da Memória Candanga – Brasília (numa parceria HJKO/ICT – Instituto de Ciência e Tecnologia). Realizo cursos e oficinas de Iniciação ao papel artesanal, Papel reciclado avançado, Papel de fibras, Tinturas vegetais. Participa do 1º encontro de papeleiros de Bsb. Oficinas com Diva Buss, Nícia Mafra, Vera Queiroz, Shirley Paes Leme, HilalSamiHilal etc.) - Em 1996 crio a MR Papel – PAPELariaARTEsanal na região turística de Visconde de Mauá e inicio pesquisas com o Papel B